terça-feira, 31 de maio de 2011

EDUCAÇÃO JURÍDICA: PODER E HIERARQUIA SOCIAL


“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.” (Immanuel Kant)


A sociedade capitalista brasileira esta subdividida em classes, em blocos econômicos distribuídos por sua fonte de renda e etnia. Essa distribuição se da pelo excesso de poder estatal e grupos da maioria abastada com o padrão ideal de conduta, moldados pelas normas expressamente previstas e fixadas na Constituição Federal (carta maior, aprovada pelo povo).

A educação como direito fundamental, remete a idéia de concentração de poder, principalmente em se tratando do ensino jurídico, todo e qualquer individuo que o obtenha se adequa ao circulo vicioso da pratica e garantia de poder. Antigamente a idéia do porque fazer Direito, se vinculava ao fato de praticar e fazer justiça, mudar atos e normas julgadas impróprias que obstruíam a sociedade, porém hoje em dia há uma mudança de foco, de que o direito em si, não se trata mais da distinção de fazer o certo e punir o errado, mais sim um status social, um aperfeiçoamento e/ou adequação típica conforme as leis ditadas pela sociedade.

Todavia, o status social gerado pelo curso não da a sensação do justo e do injusto, somente a idéia de superioridade, o prazer que se tem em ouvir bem sobre o curso e dizer: eu faço Direito e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário